domingo, julho 10, 2005
Encantando ou encantada?
Existem vantagens e desvantagens em se morar sozinha e uma que me dá problemas é a hora de cozinhar. Gosto, mas não posso dizer que sou uma cozinheira de mão cheia. Agora, cozinhar só pra mim é complicado. Sinto um desanimo danado quando cozinho só pra mim.
Hoje foi um desses dias. Estou sozinha mesmo. Minha filha está de férias e viajou. A princípio até pensei em descer e comer num restaurante aqui embaixo, mas como fiz isso a semana toda me deu uma vontade irresistível de comer uma coisinha bem caseira, bem temperadinha ao meu gosto. Nada de temperos dos outros e nem aqueles pratos rápidos ao estilo duelo - você saca do freezer, atira no microondas e pronto, morte súbita.
Mas o que fazer? Peguei meu caderno de receitas e cheguei a uma conclusão: como mulher gosta de copiar "trocentas" receitas e nunca testar! Várias opções. Meu ex-sogro (que papai do céu o tenha) reclamava muito a esse respeito. Indignava-se quando via alguém anotando uma dizia: "Vocês copiam tudo quanto e receita e na hora de servir a gente é arroz, feijão, bife, salada e batata-frita". E não deixa de ser verdade. No corre-corre, acabamos ou fazendo isso, que é o que todo mundo gosta ou apelando aos congelados, mas não era bem o que eu queria no dia de hoje. Tinha que ser algo feito por mim, mas principalmente algo especial.
Bem, pra encurtar a história, fiz um nhoque bem caseiro - adoro massa - e comi tanto que estou aqui parecendo uma jibóia... lenta, pesada, mas satisfeita. Mesmo que depois de tudo pronto tenha um monte de louça pra lavar. Essa é a parte desagradável... lavar a louça.
Sempre vi a culinária como algo mágico, onde fazemos os nossos encantamentos, onde colocamos junto com cada tempero um pedacinho do nosso coração, do nosso carinho. Não deixam de ser verdadeiras poções de carinho e de amor para aqueles que tanto amamos. E para que o resultado seja perfeito, você tem que estar de bom-humor, feliz e satisfeita por estar ali, passando para o alimento somente boas vibrações. Tem que ser feito com amor, ingrediente fundamental. Duvida? Quem nunca ouviu dizer que "fulano foi pego pelo estômago" ou por que será que a comida da mamãe é a mais gostosa se ela usa os mesmos temperos que nós? Seria magia? É amor. Tudo que se coloca o coração só pode dar certo.
Uma ótima e bem proveitosa semana. Beijos no coração de todos. Beijos especiais para o meu coração, meu grande amor. Não fique triste, seu nhoque está prometido e tudo que prometo eu cumpro.
Por Krisha às 14:26