quarta-feira, junho 29, 2005
Partiram os "Sem Terra", chegaram os "Com (quase sem) Terra"!
Ontem logo pela manhã passei pela Esplanada dos Ministérios e me assustei. Não faço idéia da dimensão que ela possui, até porque, aqui em Brasília, como estamos acostumados a amplos espaços, 50 km é logo ali, mas é um bom pedaço. Considerando que ela possui duas vias, denominadas de S1 e N1, imagine esse espaço duplicado. Pois bem, estava tomado de tratores e caminhões cheios de faixas pedindo aos governantes que olhem um pouco para a situação dos agricultores, com a corda no pescoço, devendo empréstimos a bancos que pouco se importam com as conseqüências de se perder um trator; que a safra foi toda perdida por conta da loucura que anda o clima; que o custo de produção é o dobro do que se colhe; desde que recebam o seu dinheiro. Cartazes pediam socorro dizendo que "o que se construiu em 30 anos, estava sendo perdido em dois".
Venho de uma família de agricultores. Meus avós viveram do campo, meu pai assim também o fez até uma certa idade e sei muito bem a dureza que é. Quem vive aqui na cidade, que vai até o supermercado e encontra tudo fresquinho, não faz idéia do trabalho que dá pra chegar até aqui. Se uma crise realmente acontecer no campo, os prejudicados seremos nós.
Morro em Brasília há muitos anos e já vi muitos protestos, mas nunca com tanta freqüência e com essa quantidade de pessoas. Ontem vi representações de todos os lugares do Brasil acampadas na Esplanada. Pessoas de cidades que nunca ouvi falar e nem sabia que existia, tamanha a dimensão do nosso Brasil. Não se pode deixar que o poder fique restrito a algumas pessoas.Não é justo. Temos que de alguma maneira demonstrar a nossa indignação.
Hoje é Dia de Luto(a). Não fui pra rua ainda e não sei se a campanha pegou, mas a idéia era sair com uma peça preta em protesto contra a corrupção que se instalou em nosso país e onde, mais uma vez, as famosas CPIzzas estão de volta. Espero que, assim como na época do Collor, a campanha esteja nas ruas. O povo brasileiro tem muita força. E ai onde você mora, pegou ou não pegou?
Apesar de tudo, um grande beijo no coração de todos e um bom dia. Beijos especiais ao meu amor.
Por Krisha às 09:28