sexta-feira, março 25, 2005
Feliz Páscoa!
Coelhinho da Páscoa que trazes pra mim?
Um ovo, dois ovos, três ovos assim.
Coelhinho da Páscoa que cor eles têm?
Azul, amarelo e vermelho também.
Páscoa me trás uma certa nostalgia. A felicidade em ser criança nessa época e pouco se importar com regimes, calorias. Apesar de que eu nunca me importei com isso e muito menos agora. Se estiver a fim como e sem culpa.
Hoje estava pensando o que é que de mais legal a Páscoa me lembrava e fiz uma pequena viagem, (ou seria uma longa viagem?) há um tempo atrás, nas minhas comemorações mais saudosas da Páscoa. Minha família nunca foi muito chegada à distribuição de ovos de Páscoa e eu nunca senti falta disso. Por incrível que pareça, o que mais me enchia os olhos, o que me deixava ansiosa, não era a visita do coelhinho trazendo seus ovinhos de chocolate. Seguindo as tradições polonesas, meu avô pintava a mão ovos de galinha cozidos, chamados de Psankas. Era muito divertido cozinhá-los numa espécie de cebola roxa que dava a eles uma cor avermelhada. Depois meu avô com toda paciência do mundo, pintava-os a mão. Ficavam tão bonitos que não se tinha vontade de quebrá-los no domingo de Páscoa.
Dizem que a história da Páscoa começou assim...
O Domingo de Páscoa é a ressurreição, que simbolizada pelo ovo, significa o nascimento, a nova vida.
A tradição de oferecer ovos vem da China.
No dia 27 de Abril, ao abrir o seu ovo de Páscoa, lembre-se que a paciência chinesa é responsável por essa tradição. Há vários séculos os orientais preocupavam-se em embrulhar os ovos naturais com cascas de cebola e cozinhavam-nos com beterraba. Ao retirá-los do fogo, ficavam com desenhos mosqueados na casca. Os ovos eram dados de presente na Festa da Primavera. O costume chegou ao Egito.Assim como os chineses, os egípcios distribuíam os ovos no início da nova estação. Depois da morte de Jesus Cristo, os cristãos consagraram esse hábito como lembrança da ressurreição e no século XVIII a Igreja adotou-o oficialmente, como símbolo da Páscoa.
Desde então, trocam-se os ovos enfeitados no domingo após a Semana Santa.
Há duas versões para explicar a substituição de ovos naturais pelos de chocolate.
Uma delas conta que a Igreja proibia, durante a Quaresma, o consumo de ovos, carne e derivados de leite. Mas essa versão é contraditória, pois, na Idade Média, era comum a bênção de ovos durante a missa antes de entregá-los aos fiéis. A hipótese mais provável é o inicio do desenvolvimento da indústria de chocolate, por volta de 1828.
Sendo de galinha, codorna ou do mais delicioso chocolate, devemos ter em mente o seu significado. Uma feliz Páscoa para todos.
Por Krisha às 14:53